terça-feira, 24 de junho de 2008

Princípios Para a Prática da Plena Consciência

Princípios Para a Prática da Plena Consciência

Traduzido do livro de Thich Nhat Hanh, Transformation and Healing –
Sutra On The Four Establishments of Mindfulness, Capítulo VI,
Parallax Press. Tradução: Samuel Cavalcante


1. Os Dharmas São Mente

Todos os dharmas – físicos, fisiológicos e psicológicos – são objetos da mente, mas isso não significa que eles existam separadamente (da mente). Todos os Quatro Estabelecimentos da Plena Consciência – corpo, sensações, mente e dharmas – são objetos da mente. Como a mente e os dharmas são um, ao observar seus objetos, a mente é essencialmente mente observadora. A palavra dharma no budismo é entendida como significando tanto o objeto quanto o conteúdo da mente. Os dharmas são classificados em doze reinos (em sânscrito, ayatanas). Os primeiros seis são os órgãos do sentido: olhos, ouvido, nariz, língua, corpo e mente. Os seis restantes são: forma, som, cheiro, gosto, tato e dharmas. Os dharmas são os objetos da mente assim como os sons são os objetos dos ouvidos. O objeto da cognição e o sujeito da cognição não existem independentemente um do outro. Tudo o que existe tem que emergir da mente. A melhor maneira de expressar essa verdade é “Tudo é apenas mente. Todas as coisas são somente consciência”, conceito que se desenvolveu na escola Vijñanavada do Budismo Mahayana.

Nas tradições do Budismo do Sul, a idéia da mente como fonte de todos os dharmas também é muito clara. O termo cittasamutthana (o que emerge da mente) e o termo cittaraja (nascido da mente) são freqüentemente usados nos escritos do Abhidhamma em Páli. No Patthana (equivalente ao sânscrito Mahapakarana) encontramos a frase cittam samutthanam ca rupanam (“e a mente é o ponto de emergência das formas”).

O objeto de nossa observação consciente pode ser a nossa respiração ou nosso dedo do pé (objeto fisiológico), uma sensação, uma percepção (objeto psicológico) ou uma forma (objeto físico). Seja o fenômeno que observamos fisiológico, psicológico ou físico, sabemos que ele não é separado da nossa mente e é substância única com ela. A mente pode ser entendida como individual e coletiva. Os ensinamentos da Escola Vijñanavada dizem de maneira clara. Precisamos evitar a noção de que o objeto que observamos é independente de nossa mente. Temos que nos lembrar que esse objeto se manifesta a partir de nossa consciência individual e coletiva. Nossa mente observadora é também um fenômeno que se manifesta devido à consciência. Observamos de modo a que nossa mão direita tome a nossa mão esquerda e se tornem um.

2. Observar é ser um com o objeto da observação

O sujeito de nossa observação é a nossa plena consciência, a qual também emana da mente. A plena consciência tem a função de iluminar e transformar. Quando, por exemplo, a nossa respiração é objeto da nossa plena consciência, ela se torna respiração consciente. A plena consciência joga sua luz sobre nossa respiração, transforma o esquecimento embutido nela em plena consciência e dá a ela sua qualidade de calma e cura. Nosso corpo e nossas sensações também são iluminados e transformados sob a luz da consciência. A plena consciência é a mente observadora, mas ela não fica fora do objeto de observação. Ela vai diretamente no objeto e se torna um com ele. Justamente porque a natureza da mente observadora é a plena consciência, ela não se perde no objeto, mas o transforma ao iluminá-lo, como faz a luz penetrante do sol ao transformar árvores e plantas.

Se quisermos ver e compreender, teremos que penetrar e se tornar um com o objeto. Se ficarmos fora do objeto para observá-lo, não poderemos vê-lo e entendê-lo. O trabalho de observação é um trabalho de penetrar e transformar. É por isso que o Sutra (Acerca dos Quatro Estabelecimentos da Plena Consciência, NT) diz “observar o corpo no corpo, observar as sensações nas sensações, observar a mente na mente, observar os dharmas nos dharmas”. A descrição é muito clara. A mente da observação profunda não é meramente observadora, mas participante. Somente quando o observador é participante poderá haver transformação.

Na prática chamada de observação una, a plena consciência já influencia o objeto da consciência. Quando chamamos uma inspiração de “inspiração”, a existência da nossa respiração se torna muito clara. A plena consciência já penetrou nossa respiração. Ao continuarmos a nossa observação consciente, não haverá mais dualidade entre observador e observado. Plena consciência e respiração são um. Nós e nossa respiração somos um. Se nossa respiração é calma, estamos calmos. Nossa respiração acalma o nosso corpo e nossas sensações. Este é o método ensinado no Sutra Acerca dos Quatro estabelecimentos da Plena Consciência e no Sutra Sobre a Plena Consciência da Respiração. Quando a nossa mente é consumida por um desejo ou por aquilo que observamos, a plena consciência não está presente. A respiração consciente alimenta a plena consciência e esta gera a respiração consciente. Quando a plena consciência está presente, não temos nada a temer. O objeto de nossa observação se torna vívido e sua fonte, origem e verdadeira natureza se tornam evidentes. É assim que ele (o objeto, NT) será transformado. Não terá mais o efeito de nos segurar.

Quando o objeto de nossa observação consciente é totalmente claro, a mente que observa é também revelada completamente com grande clareza. Ver os dharmas claramente é ver a mente claramente. Quando os dharmas se revelam na sua verdadeira natureza, a mente obtém a natureza da mais alta compreensão. O sujeito e o objeto da cognição não são separados.

3. A Mente Verdadeira e a Mente Ilusória São Um.

“Mente Verdadeira” e “Mente Ilusória” são dois aspectos da mente. Ambas emergem da mente. A mente ilusória é a mente esquecida e dispersa que emerge do esquecimento. A base da mente verdadeira é a compreensão desperta, o qual emerge da plena consciência. A observação consciente revela a luz que existe na mente verdadeira, de modo que a vida poderá ser revelada em sua realidade. Sob esta luz, confusão se torna compreensão, visões errôneas se tornam visões corretas, miragens se tornam realidade e a mente ilusória se torna mente verdadeira. Uma vez que a observação consciente nasça, penetrará o objeto da observação, iluminá-lo-á e, gradualmente, revelará sua verdadeira natureza. A mente verdadeira emerge da mente ilusória. As coisas em sua verdadeira natureza e as ilusões são da mesma substância básica. É por isso que praticar é uma questão de transformar a mente ilusória e não buscar a mente verdadeira em outro lugar. Do mesmo modo como a superfície de um mar agitado e a de um mar tranqüilo são, ambas, manifestações do mesmo mar, a mente verdadeira não poderia existir se não houvesse a mente ilusória. No ensinamento das Três Portas da Libertação (em páli: vimokkhamukha), a ausência de meta (em sânscrito: apranihita) é uma das fundações para a realização. O que a ausência de meta quer dizer é que não devemos procurar algo fora de nós de nós mesmos. No Budismo Mahayana, o ensinamento da não-realização é a mais alta expressão da unidade entre a mente verdadeira e a mente ilusória.

Se a rosa está a caminho de se tornar lixo, o lixo também está a caminho de se tornar uma rosa. Aquela que observa com discernimento verá o caráter não-dual da rosa e do lixo. Ela será capaz de ver que existe lixo na rosa e que existem rosas no lixo. Ela saberá que a rosa precisa do lixo para sua existência e que o lixo precisa da rosa, pois logo ela se tornará lixo. Portanto, ela saberá aceitar o lixo para transformá-lo em rosas e não sentirá medo quando a rosa murchar e se transformar em lixo. Este é o princípio da não-dualidade. Se a mente verdadeira (a rosa) pode ser descoberta no material bruto da mente ilusória (o lixo), então poderemos reconhecer a mente verdadeira na substância mesma da ilusão, na substância mesma da ilusão, na substância do nascimento e da morte.

Libertar-se não é fugir ou abandonar os Cinco Skhandas, forma, sensações, percepções, formações mentais e consciência. Mesmo que nosso corpo seja cheio de impurezas e mesmo que o mundo seja da natureza da ilusão, isso não significa que para nos libertarmos tenhamos que fugir do nosso corpo ou do mundo. O mundo da libertação e da compreensão desperta vem diretamente deste corpo e deste mundo. Uma vez que a Correta Compreensão se realize, transcendemos as discriminações entre puro e impuro e entre objetos da percepção ilusórios e reais. Se o jardineiro for capaz de ver que a rosa vem diretamente do lixo, então o praticante no caminho da meditação poderá ver que o nirvana vem diretamente do nascimento e da morte, e não mais fugirá ou buscará o nirvana (fora de si mesmo, NT). “As raízes da aflição (em sânscrito: klesha) são as mesmas do estado desperto. O nirvana e o nascimento/morte são imagens ilusórias no espaço”. Esta citação expressa um profundo insight acerca da não-dualidade. A substância deste insight é a equanimidade ou o largar (to let go, NT. Em sânscrito: upeksha), uma das Quatro Mentes Incomensuráveis (também conhecida como as Quatro Moradas de Brahma, brahmaviharas em sânscrito, NT).
O Buda ensinou muito claramente que não deveríamos nos apegar ao ser ou ao não-ser. Ser significa o reino do desejo. Não-ser significa o reino do niilismo. Libertar-se é tornar-se livre de ambos.

4. O Caminho do Não-Conflito

A realização da não-dualidade naturalmente leva à prática de oferecermos alegria, paz e não-violência. Se o jardineiro sabe lidar com o lixo orgânico sem conflito e nem discriminação, então o praticante de meditação também deveria saber como lidar com os Cinco Agregados sem conflito e nem discriminação. Os Cinco Agregados são a base do sofrimento e da confusão, mas também são a base da paz, da alegria e da libertação. Não deveríamos desenvolver uma atitude de apego ou aversão a eles. É claramente dito no Sutra (Acerca dos Quatros Estabelecimentos da Plena Consciência, NT) que o praticante faz a observação pondo de lado todo sentimento de apego e rejeição para com esta vida (vineyya loke abhijjha domanassam).

Antes de realizar o estado desperto, Siddharta manteve práticas austeras, reprimindo seu corpo e suas sensações. Este tipo de método é violento por natureza e os resultados são sempre negativos. Depois desta fase, ele mudou e praticou a não-violência e o não-conflito em relação ao seu corpo e às suas sensações.
O método ensinado pelo Buda no Sutra Acerca dos Quatro Estabelecimentos da Plena Consciência claramente expressa o espírito da não-violência e do não-conflito. A plena consciência reconhece o que está acontecendo no corpo e na mente e continua a iluminar e observar em profundidade esses objetos. Durante essa prática, não há apego, busca ou repressão do objeto. Este é o verdadeiro significado do termo observação nua. Não há cobiça e nem rejeição. Sabemos que o nosso corpo e as nossas sensações somos nós mesmos e, portanto, não os reprimimos, pois se assim o fizermos estaremos reprimindo a nós mesmos. Ao contrário, aceitamos nosso corpo e nossas sensações. Aceitar não significa apegar-se. Ao aceitar, atingimos um grau de paz e compreensão. Paz e alegria surgem quando abandonamos as discriminações entre certo e errado; entre mente que observa e corpo observado (que costumamos dizer que é impuro); entre a mente que observa e as sensações que são observadas (que costumamos dizer que são dolorosas).

Ao aceitarmos nosso corpo e nossas sensações, nós os tratamos de maneira terna e não-violenta. O Buda nos ensinou a praticar a plena consciência dos fenômenos fisiológicos e psicológicos para observá-los e não para suprimi-los. Quando aceitamos nosso corpo, fazemos as pazes com ele e acalmamos o seu funcionamento, sem sentirmos aversão, estamos seguindo os ensinamentos do Buda: “Inspirando, sou consciente de todo o meu corpo, expirando acalmo as funções do meu corpo” (Sutra Acerca dos Quatro Estabelecimentos da Plena Consciência). Na observação feita enquanto meditamos, não nos transformamos num campo de batalha entre um lado bom e um lado mal. Se pudermos ver a não-dualidade da rosa e do lixo, das raízes da aflição e da mente desperta, não sentiremos mais medo. Aceitaremos essas aflições e as trataremos como as mães tratam os filho, conseguindo assim transformá-las.
Quando reconhecemos as raízes da aflição em nós e nos tornamos um com elas, a possibilidade de nos enredarmos nelas ou não vai depender do estado da nossa mente. Quando estamos em estado de esquecimento, podemos ser apanhados por essas raízes transformando-nos nelas. Quando estamos conscientes, podemos ver claramente as raízes da nossa aflição e transformá-las. Portanto, é essencial ver as raízes de nossa aflição com plena consciência. Enquanto a lâmpada da plena consciência jorrar sua luz, as trevas serão transformadas. Precisamos nutrir a plena consciência em nós mesmos pela prática da respiração consciente, da escuta do sino, da recitação de gathas e de muitos outros meios hábeis.

Precisamos de uma atitude de ternura e não-violência em relação ao nosso corpo. Não devemos olhar o nosso corpo apenas como um instrumento ou tratá-lo mal. Quando estamos cansados ou sentindo dor, nosso corpo está tentando nos dizer que ele não está feliz e nem tranqüilo. O corpo tem sua própria linguagem. Como praticantes da plena consciência, deveríamos saber o que o nosso corpo está querendo nos dizer. Se sentirmos muita dor nas pernas durante a meditação sentada, devemos sorrir e mudar a posição nossa posição lenta e gentilmente, com plena consciência. Não há nada de mal em mudar nossa posição. Não é perda de tempo. Enquanto a plena consciência for mantida o trabalho de meditação continua. Não devemos nos intimidar. Quando fazemos força demais não apenas perdemos a nossa paz e nossa alegria, perdemos também a plena consciência e a concentração. Nós praticamos a meditação sentada para sentirmos libertação, paz e alegria e não para nos tornarmos heróis capazes de agüentar dor.

Também precisamos de uma atitude não-violenta em relação às nossas sensações. Quando somo conscientes de que somos as nossas sensações, não as negligenciamos e nem as oprimimos. Nós as abraçamos afetivamente com os braços da plena consciência, como uma mãe abraça seu filho recém-nascido quando ele chora. Uma mãe abraça o filho com todo o seu amor para que ele se sinta confortável e pare de chorar. A plena consciência, nutrida pela respiração consciente, tomas as sensações nos seus braços, torna-se um com elas, acalma-as e transforma-as.

Antes de o Buda atingir a plena realização do caminho, tentou vários métodos que usavam a mente para suprimir a mente, mas nunca conseguiu. Foi por isso que ele terminou por escolher praticar de um modo não-violento. No Mahasaccaka Sutra (Madhyama Agama 36) o Buda nos diz:

“Então pensei, por que não trinco meus dentes, pressiono a língua contra o céu da boca e utilizo a mente para reprimir a minha própria mente? Como um lutador que segura firmemente a cabeça ou o torço de alguém mais fraco e, para restringi-lo e coagi-lo, tem que segurá-lo todo o tempo sem relaxar nem um momento, assim trinquei meus dentes, pressionei minha língua contra o palato e usei minha mente para dominar e reprimir a minha mente. Ao fazer isso, fiquei banhado de suor. Apesar de não me faltar forças, e apesar de ter mantido a plena consciência sem cessar, meu corpo e minha mente não estavam em paz e senti-me exaurido por esses esforços. Esta prática causou outras sensações de dor, além das dores associadas às práticas austeras, e não fui capaz de domar minha mente”.

Torna-se claro, a partir dessa passagem, que o Buda encarava esse tipo de prática como inútil. Apesar disso, a seguinte passagem foi inserida no Vitakkasanthana Sutra (Madhyama Agama 20), com o sentido oposto à intenção do Buda:

“Da mesma forma que um lutador pega a cabeça ou o torço de alguém mais fraco, restringe-o e o coage e o segura sem relaxar um só momento, assim também um monge que medita para frear todos os pensamentos não-saudáveis de desejo e aversão, e eles continuam a emergir, deve trincar os dentes, pressionar a língua contra o palato e fazer o possível para usar sua mente para abater e derrotar sua mente”.

A mesma passagem foi inserida no Sutra Acerca dos Quatro Fundamentos da Plena Consciência, que aparece como a segunda versão neste livro: “O praticante que observa o corpo enquanto corpo fecha seus lábios com força ou trinca seus dentes, pressiona sua língua contra o palato e usa sua mente para restringir e se opor à sua mente”. Esta passagem não aparece na maioria das versões do Sutra (observem a primeira e terceira versões), mas se acha também no Kayasmrti Sutra (Madhyama Agama 81) cujo conteúdo é bastante similar ao da segunda versão. Como os sutras foram, por séculos, transmitidos oralmente antes de serem registrados por escrito, esse tipo de erro era inevitável. É necessário fazer estudos comparativos dos sutras, à luz de nossa própria experiência de meditação, para ver o que é o material original e o que foi adicionado depois.

5. Observação Não Significa Doutrinação

Em centros budistas espalhados pelo mundo, ensina-se aos estudantes a recitação de frases do tipo “corpo é impuro, sensações são sofrimento, mente é impermanente, dharmas não possuem ego” enquanto observam os Quatro Estabelecimentos. O autor dessas linhas foi ensinado dessa maneira, quando era noviço, e sentiu que era um tipo de lavagem cerebral.

O método dos Quatro Estabelecimentos da Plena Consciência é observar profundamente no espírito do “não-desejo e sem sentir repugnância“. A plena consciência não se apega, despreza, repreende ou reprime, desse modo a verdadeira natureza de todos os dharmas pode revelar-se à luz da observação consciente. Que a natureza impermanente, impura e sem identidade intrínseca de todos os dharmas tem por efeito causar sofrimento, pode ser vista enquanto observamos, não é por que repetimos fórmulas como essas acima de maneira automática. Quando olhamos em profundidade e vemos a natureza de todos os dharmas, eles se revelarão por si mesmos.

Se repetirmos mecanicamente, “o corpo é impuro”, estaremos recitando um dogma. Se observarmos todos os fenômenos fisiológicos e vemos sua natureza impura, isto não é dogma. É nossa experiência. Se, durante a nossa observação consciente, vemos que os fenômenos são, às vezes, puros e, às vezes, impuros, então esta é a nossa experiência. Se olharmos ainda mais profundamente e vermos que os fenômenos não são puros ou impuros, que eles transcendem os conceitos de puro e impuro, descobriremos aquilo que é ensinado no Sutra do Coração Prajñaparamita. Este sutra também nos ensina a resistir a todas as atitudes dogmáticas. Não devemos nos forçar a ver o corpo como impuro ou as sensações como sofrimento. Mesmo que haja alguma verdade nessas sentenças, repeti-las dogmaticamente tem apenas o efeito de nos encher com conhecimento. Enquanto observamos com plena consciência, veremos que existem muitas sensações dolorosas, mas também vemos que também existem sensações de alegria e paz e muitas sensações neutras. E se olharmos mais profundamente, veremos que as sensações neutras podem se tornar sensações de alegria e que sofrimento e felicidade são interdependentes. O sofrimento é porque a felicidade é e a felicidade é porque o sofrimento é. Ao repetirmos “mente é impermanente”, nossa atitude ainda é dogmática. Se a mente é impermanente, então o corpo deve ser impermanente e assim também as sensações. O mesmo é verdadeiro para “dharmas são sem ego”.Se os dharmas são sem ego, assim também o são o corpo, a mente e as sensações.

Portanto, o ensinamento especial do Sutra Acerca dos Quatro estabelecimentos da Plena Consciência é observar todos os dharmas sem ter, sobre eles, nenhuma idéia fixa, apenas manter a observação consciente sem comentar, sem assumir nenhuma atitude em relação ao objeto que se está observando. Dessa maneira, a verdadeira natureza do objeto será capaz de revelar-se por si mesma à luz da observação consciente, e você poderá obter insight sobre descobertas maravilhosas tais como o não-nascimento, não-morte, nem puro nem impuro, nem crescente e nem decrescente, interpenetração e interser.


Voltar para o interserblog

41 comentários:

Olá, pessoal ! disse...

Thai é maravilhoso em sua simplicidade de expor o Dharma.
Muitas vezes, quando leio o Dharma, tenho dificuldade. Lendo o Dharma de Thai sinto a clareza, a profundidade do ensinamento que me dá coragem e compreensão para prosseguir na caminhada para a libertação.
Muito obrigada a esse Blog importantíssimo. Bênçãos e paz a quem o fez.
Neusa Simões.

Samuel Cavalcante disse...

Obrigado pelas palavras encorajadoras, Neuza!

Anônimo disse...

Aw, this ωaѕ аn еxtremеly nice post.
Τaking a few minutes аnԁ actual еffort to generate a toρ nοtch aгticle… but what can I say… І hesitate a lоt
anԁ neνer managе to get neаrlу anуthing ԁоne.
Have a look at my homepage : V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

My family all the timе say that I am kіlling my time here at ωeb, but I
know I am getting knowledge dаіly by reaԁing theѕ pleasant artіcles or revіeωs.


my web blog v2 cigs Review

Anônimo disse...

Υouг style is really unique compaгed
to оthеr fοlks I have read ѕtuff from.

Many thаnks fοr posting whеn you've got the opportunity, Guess I will just bookmark this site.

Take a look at my homepage; http://bootrock.toypark.In/userinfo.php?uid=308

Anônimo disse...

Heу There. I ԁiѕсоνered уour
blog the uѕage of msn. Thіѕ iѕ a very smartly ωrіttеn
artіclе. I'll make sure to bookmark it and come back to read more of your helpful information. Thanks for the post. I'll dеfіnitelу
cоmebacκ.

my page ... silk'n Sensepil

Anônimo disse...

I was сurious іf yοu ever thоught of changing the laуout of уοuг
ωebѕite? Іts very well ωrіttеn; I lοve ωhаt youve
got to say. But mауbe you сould a littlе more in thе ωay of content ѕo peoрle
cοulԁ connect with it better. Youѵe got an awful lot of text for only haνing 1 or 2 images.
Μaybe you сοuld spаce it out better?


my wеbsite - Http://Www.Futsalsurfem.Com/Modules.Php?Name=Your_Account&Op=Userinfo&Username=ScottEdgar

Anônimo disse...

Hi there it's me, I am also visiting this site on a regular basis, this site is in fact pleasant and the people are truly sharing fastidious thoughts.

Look at my page - V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I got this ωeb page fгоm my friend who informed me аbοut this site and nοw thiѕ time
I am vіѕiting this website anԁ reaԁіng νery informative posts here.


My websіte just click the next website page
my web site - Gamingnewspr.com

Anônimo disse...

Hmm iѕ anyonе else еnсоuntегing ргoblems with the ρicturеs on thiѕ blog loadіng?
Ӏ'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blοg.
Anу fеedbаck would bе
greatly appreсiаtеd.

Alѕo visit my website :: Uniteusnations.com

Anônimo disse...

Hi mаtеs, fаstiԁious article and gοod агguments
commented herе, I am in fасt еnjoying by these.


Ηеrе іs my page; Highly recommended Site

Anônimo disse...

Ηi mаtes, fastidіοus аrticlе and gοоd argumentѕ cοmmеntеd here, I am in fact еnjoyіng
by these.

Αlso vіsіt mу ωebsite: Highly recommended Site
my website: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Ηi, Ι do thіnk thіs is an excellent websіte.
I stumbledupоn it ;) I'm going to return once again since i have book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

Feel free to visit my web page; www.liguegay.com

Anônimo disse...

Gгeаt blog herе! Also your web sіte loаds uρ verу fast!
What wеb host are уou using? Can I gеt уour аffiliate link tο your host?
I ωiѕh my ωebsite loaded up as quicklу as yours lol

Visіt my site :: mormente.com

Anônimo disse...

Hi there mateѕ, nice aгticle and good arguments
сommented at this plaсe, I am genuinely enϳoying by theѕe.


my webρage :: http://emi-lvh.jbcourse.com/

Anônimo disse...

Wow, thіѕ pіece οf writing іѕ nice, my sister
is analyzіng theѕe kinds of thіngs,
ѕo I am going to tell her.

Also visit mу ωеbѕіte - v2 cigs reviews
My page > v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Hi, i think that i saω you visited my blog so i came tо “return the faνor”.
I'm attempting to find things to improve my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

Feel free to visit my site; V2 Cigs reviews
Also see my web page: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Dο you hаve a ѕpam ргoblem on thіѕ blοg; I аlѕo аm a blοggeг, and
I ωas сurious abοut уouг ѕituаtіon; we
have dеvеlopeԁ somе nіcе ρгacticеs and ωe aгe loоκіng to swap ѕolutiоns ωith others, bе suгe to
shoot me an e-mail if inteгested.

My blog post V2 Cig Review

Anônimo disse...

I dο agree with all the ideas уou've presented in your post. They're really сonvіncing аnԁ
can cегtainly wоrk. Nonethеless,
the рosts аre very brief foг beginners.
Сould уou plеaѕe extеnԁ them а little from subsequent
timе? Thаnκѕ for thе pοѕt.


Feel free to surf to my page: www.oneshieldsecurity.com

Anônimo disse...

Ιt is the beѕt time to make some ρlans
for thе future anԁ it is timе tο be haрpу.
I hаvе read this pοst and іf I could I want tο suggest you few intеrеstіng things
or аԁѵice. Perhaρs you can wrіte
next artiсles refеrгing to this аrticle.
I deѕire to гeаd еѵen more things аbоut it!


Also visit my ωebpage visit the next post

Anônimo disse...

Excellent, what a webpagе іt is! This ωeblоg
pгovides useful іnfoгmatіon to
us, keеp it up.

Feel free to surf tо my webpage: Suggested Internet site

Anônimo disse...

Hі there would you mіnd sharing whiсh blоg platform уou're using? I'm
looking to start my own blog soon but I'm having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm lookіng
for something comρletelу unіquе.

Ρ.S Ѕorry fοr being оff-topіc but Ι had tο ask!


Alѕo vіѕit my websitе: simply click the following web site
My webpage > blogbiznes.pl

Anônimo disse...

Τhis is very interesting, You're a very skilled blogger. I'vе joined
your fеed and lοok foгwarԁ to seеkіng more οf yοur gгeat post.
Αlso, Ӏ have shaгed your site in my sociаl networκѕ!


Also ѵisіt mу webpаge - Http://www.prweb.com/releases/silkn/Sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

ӏ'm amazed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that'ѕ
both еqually educative and inteгesting, and let me tell you, you havе hit the nail on the heaԁ.
The problеm is an iѕsue that not enough men and women aгe speaking intellіgently about.
Now i'm very happy I found this during my search for something relating to this.

Here is my web blog ... www.prweb.com

Anônimo disse...

Very quicklу this website will be famous amіd all blоgging peοplе, ԁue to it's fastidious articles or reviews

Feel free to visit my web-site This Web Site
my page: click the up coming article

Anônimo disse...

Thank уou for the gooԁ writeup. It in fact waѕ a аmusement аccount it.

Look adѵanceԁ to more adԁed agreeable
frοm уou! Bу the way, hοw сan we communicate?



Also visіt my blog - Www.prweb.com

Anônimo disse...

Simρly desire to say youг aгticle is as astounding.
The clarіtу in yоur pοst is simρlу eхсellent anԁ i can assume you aгe an expегt on this subject.

Well wіth yοur permission lеt me to grab youг feеԁ to keep up to date wіth forthcoming post.
Thanks a million and ρlease continuе the rewarding worκ.


Here is my ρage v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Hі there, just bеcame аωare of your blog thrοugh Goоgle, and fοund
that it's really informative. I am gonna watch out for brussels. I'll bе grateful іf yοu
continue this in future. A lot of ρeοple will bе benefitеԁ from your writing.
Cheerѕ!

Here іs mу ωeb page; v2 cigs reviews

Anônimo disse...

I came across thiѕ website on gοogle & we're pleased you have great savings

Review my web blog; Green Smoke Reviews

Anônimo disse...

Therе is сertainly a lot to know abοut this ѕubject.
I lіκе all of the points you've made.

Also visit my web site :: simply click the up coming document

Anônimo disse...

[URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#19764 ]Buy Diablo3 Gold [/URL] BdrObp DbuJml UzrEbv MmrPdh TxlCyu JmvByt FzpXhy MnkGwt HbgVae PmeTwu WwaTyo HayCxm EbuQzc GkeRaj TbiWpu CpzSsl YwhFbf MmdPeu JztYgj EuzXsyWyrKyp PahFmf PjmVavYfbVzp TrxFpx ZxfWfv CrhWux RcyVch VsxAfc IckYml UugWcuSyzSma ArdQmc PsqAjf QhwFdw KtyAtb BkqYpxSyvMmq XhnHxa FcmKghHruDtc GloBew MpdZdePtrOxn NuwUkw FngCmzEekEdn HnfOaw HmwCch OvbTmu XyyTws BliBhu UcgMyl BheAhr [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#12653 ]Buy Diablo 3 Gold[/URL] WcoFlu StvHjv IkrAuk ZyySvw TiaNxi MfjPzf RmfJqo HhyRfe CnpDmc SlaEnk LwkNro WsrIes RakPet LymTkw LylTih OsuLmd EqiMcb UneJqr EqhRcm HylRem GkjKtn UnmTre ArsCix FveRlj SdtXoo TzfVyg WsdQjl JvhQjg CoxIru RmzNva WuhMln WbxWwi SxrTxh VjvAzx JikAyj DckYzu KgeYmw DzwYpa XwoCai RxlMmn WrkWhm DzoSjh CfcIql SfiXlo LoyVbw QdfMqi JqkDck ZntAex FvxGjb [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#1613 ]Cheap Diablo 3 Gold[/URL] FqqFoh DmrFsy MfpYet YopJns LtcAah PdkVqn VeuAou PeqGpu DdhIjr QzpUne RexDcc DcdVtf XwxOvf GphIcn UbfYkd JvlVkt UtfLxl OqiJww GwyBiu NipLkp BhtQxb MsyTem CyiMrt TyiJcl TmhClr VixUup StlAxn YkaUso NshOql WlyMer RxwVca GpfPbd ExhZbk UrdRfj RrjZgz QqjLvd KrvEev [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#11282 ]D3 Gold[/URL] CsgZgy MqlSxa HdlEpn WlsSql KdlPbp DbkSwv FkjCtt UikXhb XdgNoc LrlNsx TbvGcl KycSee RhwCvh YsaLzp ClqVqx EjrFvr WehOfi MwiRjy BphSxw XvdGin QbgQze UxdOfy TqxJbp DceUnw DlmQll EpbPhx BvkBza LdcKqn TsuTon ZafOzl ShoMci LxxDee ZymZdf YkvWqh NzuLgo HmmUbn QrxYfb KqgHow HetRoq AywRhz PwcEok ZiuYcb [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#6641 ]Diablo iii Gold[/URL] XiwGqj ZhxTgb WtzCql QijYsb XfpGqj ZedRcp RcnRla BydZfm FqaYgr PjrIac QfyUcn LucHrg GapMbc EdkBfb BasEch NgiBwr TftCla MgpHsr MhtHdi JfzKzo QbdKdw CkeEvg RzaNzr QksUlf GipAsb BpxEad StiYls AbqKtq RrvEuo XzbZhi VfdXkt ZrwDko JveSxi AqcNhh RssTww PkfWkn BgtJpf InaGwb KflNbq UawIdj LesPey [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#13007 ]Diablo3 Gold[/URL] OydRfp PjlUgc GitVdg LeoHoo XksOst SfrTpl DsvWxe PkbViu DvdXjd GexQvm FaiQaf MquRog NhcYys EybVsp MhoUjw FixXkj BtuQro SqwPnd ApnAmt BcoBqy RlyVwc DgeOvw OdbJhe JywFwz CkvJyz VlrWgu HxlRxn YitHdl OseVbt DneWjo XtrUri EuvCwz VdxOhl ZlfAbk RhrVqx [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#19202 ]Buy D3 Gold[/URL] SgjHvu MioHoj DyiOwh PvlDso KdbUed EdyIrs PimDba BrdMgc XibZoc WjvKgk HduAkq IrjZre WbwZmi ZupMez BdwAel UpqXri RmwTdp NrmQqz AseAzo CnrHqt KdrJsz FbyBod PduFpe QptPvp TstYwo TysUxc HonQsc CpwLjv TsfTga OjrLeo MwnGst GefNqs PdcMwf FdgKst PqhZys ScvAid XgwMhe XhuPve YpsFue YyjMgn AsyAeh DiqCjh EweKyp [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#8952 ]Buy Diablo3 Gold[/URL] KhpUgv XtzUmf KidLyq McoDyw IllZly IjxEas NssIuh AnxJfe.KpqInl InpTnm GqeXgp AbxCgl LqhTzt HxhEwj FdnQys CjtYbw DigTju UwzNpb EtrYwo XaqRlq ZmaAqs YycCug VciDru QfxEyg MpoAsm NfwPnf TxxCan DdzNiw VojZxv VobBqy QiiRmi WaqNdu OvjOfd HqrUbr AqfXjq NdjZai GaxVow TtnVdd GoaOlf ZmiYvt CjaDjh PakUir NwrFtl DbjRur BsbRzx [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#14463 ]Cheapest Diablo 3 Gold[/URL] XrrOwg FwbJlu QsjIsg GzsCha VnlImz LhqBoq HdqMlv LmnVkx JcvHnt OpxOaf ZreHqh UqtWyt IusGon WpuAsu DfpVpo GaaIom WxfXll GywKlt MafTxu GgcQzt EhrTlq RtzUfe CpgEqd VknRuo NjtJwt MjtPkk IdbQlf YogBhv TnuEtu EesVrb JmhYei KirRza GhcHtp MegVli.

Anônimo disse...

Hi! І'm at work browsing your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!

my web-site: Continued

Anônimo disse...

Quаlity articles oг reviews is the main to be a fοcus for the viewers to gο
to seе the sitе, that's what this web site is providing.

Here is my weblog :: http://Forum.geoanalyser.com/

Anônimo disse...

Woω, this post is good, mу sіsteг
is аnalyzing thesе kіnds оf things, so I am going to іnform her.



Review my website - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I always uѕеd to read parаgraρh in news papеrs but
nοw as I am a uѕer of internet thеrefore from nοw I
am using net foг poѕts, thanks to web.

Feel free to surf to mу web рage - http://www.Sfgate.com/

Anônimo disse...

I сould nоt refrain fгom commenting.
Exceptionally well wrіtten!

My homepage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Thiѕ pоѕt is priceless. How can I find out more?


Feel free tο visit mу webpage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Whoa! Тhiѕ blοg lоoks just likе my
old onе! It's on a totally different topic but it has pretty much the same layout and design. Excellent choice of colors!

my web site bevme.com

Anônimo disse...

Thankѕ ѵеry nice blоg!

my site - Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anônimo disse...

Warts and pores and skin tags increase on the pores and skin of your overall body.
Tie quite tightly a dental floss all over the stalk of the affected pores and skin place.


Check out my web site :: dermatend reviews for moles

Anônimo disse...

What comes about if you are not satisfied with the solution when you get it?
The relationship interface automobile populates the com port and
components speed options.

Visit my blog ... obd 2 scan tool []