quarta-feira, 21 de maio de 2008

Como Chegar em Plum Village em 7 Passos

Guia para chegar a Plum Village/ Village des Pruniers na França, centro de prática da plena consciência fundado pelo Mestre Thich Nhat Hanh.

1. Você deve preencher um formulário disponível aqui e enviar para um dos seguintes endereços:

Upper Hamlet / Hameau du Haut / Aldeia de Cima
(para homens desacompanhados e casais)
Le Pey, 24240
Thenac, France
Tel.: +(33) 5.53.58.48.58
Fax.: +(33) 5.53.58.49.17
E-mail: UH-office@plumvillage.org
Website: www.plumvillage.org

New Hamlet / Hameau Nouveau / Aldeia Nova
(para mulheres desacompanhadas e casais)
13 Martineau
33580 Dieulivol, France
Tel.: +(33) 5.56.61.66.88
Fax.: +(33) 5.56.61.61.51
E-mail: NH-office@plumvillage.org
Website: www.plumvillage.org

Lower Hamlet / Hameau du Bas / Aldeia de Baixo
(para mulheres desacompanhadas e casais)
Meyrac 47120
Loubes-Bernac, France
Tel.: +(33) 5.53.94.75.40
Fax.: +(33) 5.53.94.75.90
E-mail: LH-office@plumvillage.org
Website: www.plumvillage.org

Son Ha / Templo do Sopé da Montanha
(para homens desacompanhados e casais)
Fontagnane 24240
Puyguilhem , France
Tel.: +( 33) 5.53.22.88.89
Fax.: +( 33) 5.53.22.88.90
Email: sonhatemple@orange.fr
Website: www.plumvillage.org

2. Normalmente os períodos de retiro são definidos anualmente mais existe um padrão:
- abril, maio e junho - período bastante tranqüilo, poucas pessoas, muito silêncio. Durante esse período, muitas vezes, Thay não está presente em Plum Village, pois viaja frequentemente para conduzir retiros em outros países da Europa;
- julho - retiro de verão, milhares de pessoas, muitos jovens da europa, estados unidos e canadá. É o principal retiro de Plum Village, o mais internacional e o mais focado na família. Thay dá palestras de Dharma quase diariamente;
- agosto, setembro, outubro - outro período tranquilo - e também aqui, com uma freqüente ausência de Thay que nesse período viaja à Ásia;
- novembro, dezembro, janeiro, fevereiro - retiro de inverno - milhares de pessoas também,neste período temos vários eventos com muita gente (durante o natal, fim do ano, ano novo chinês e cerimônias de ordenação); é um período interessante por causa da diversidade de coisas interessantes que acontecem neste período. Thay utiliza esse período para ensinar baseado especialmente nos sutras/suttas.

3. Prefira um vôo direto para Bordeaux, o preço de trem de Paris para Bordeaux é quase o mesmo e tornará a viagem mais cansativa.

4. Ao chegar em Bordeaux, na frente do aeroporto, caminhe para a parada de ônibus onde pára o "Shuttle". É um micro-ônibus que vai do Aeroporto e passa por diversos pontos de Bordeaux terminando na estação (Gare) Saint Jean. Eles custa cerca de 5 euros.

5. Na Gare Saint Jean pegue um trem para a cidade de Saint Foy La Grande. O bilhete deve custar cerca de 11 euros. A viagem dura cerca de 1 hora.

6. Ao chegar em Sainte Foy la Grande, existem duas hipóteses: a) se você chegar na sexta-feira você pode combinar com os monges que eles irão buscar você na estação; b) você pode pegar um taxi direto para o hamlet onde você se registrou - existe um hotelzinho perto da estação onde você pode ligar por alguns centavos, pode inclusive pedir ao atendente para pedir um taxi para você se você não for muito fluente no francês. As pessoas no sudoeste da França são muito cordiais e simpáticas. O taxi irá custar cerca de 25 euros.
Importante: não diga ao taxista que deseja ir à "Plum Village" ou ao "Village des Pruniers", diga o nome da aldeia onde quer chegar e o endereço por exemplo: Hameau du Bas, Meyrac 47120 Loubes-Bernac ( Meyrac é o nome do lugarejo e Loubés Bernac é o nome do município).

7. Finalmente: preços (para maiores de 17 anos) - pode variar , mas é útil para se ter uma base:
-
Quarto com 2 camas e banheiro - 456 euros por semana;
Quarto com 2 camas sem banheiro - 371 euros por semana;
Quarto com 3 a 4 camas e banheiro - 392 euros por semana;
Quarto com 3 a 4 camas sem banheiro - 350 euros por semana;
Quarto com 5 a 10 camas e banheiro -328 euros por semana;
Quarto com 5 a 10 camas sem banheiro -297 euros por semana;

Pode parecer caro, mas em relação aos preços de pousadas na França, é muito mais barato. Todas as refeições (fartos café, almoço e janta) e lanches entre as refeições, chás, cafés, estão inclusos nessas taxas.

PS: Os preços são por semana, não se pode passar menos que isso. Outros detalhes só podem ser resolvidos pessoalmente com o monge responsável...Eles são muito compreensíveis, abertos e tolerantes.

voltar ao interserblog

11 comentários:

sangavirtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sangavirtual disse...

Há algum dia da semana específico para começar o retiro ou pode-se chegar qualquer dia?

É possível ficar 2 semanas no retiro de inverno?

O que fazemos primeiro: enviamos o formulário, esperamos confirmação e depois pagamos ou pagamos primeiro de depois enviamos o formulário com o comprovante de pagamento?

Leonardo

Samuel Cavalcante disse...

Oi Leonardo,
pelo que eu vi apenas algumas semanas depois do retiro de inverno é que eles não recebem hóspedes, porque eles estão descansando do retiro e das festividades (natal, ano novo, Tet, ordenações etc). mas fora isso pode ser em qualquer data...obviamente, nem sempre Thay estará por lá....
qto ao pagamento vc deve enviar o formulario junto com o comprovante de pagamento - qualquer problema vc pode negociar com eles...
durante o retiro de inverno vi muita gente que ficou somente uma semana ou duas ... depende somente da possibilidade de vagas ... por que nessa época é muito cheio de gente (quase como no verão).
abraço
samuel

Liliane Gomes disse...

Puxa, Samuel, se eu tivesse lido suas dicas... talvez tivesse economizado alguns euros... hehe! Fico feliz que você possa estar ajudando mais brasileiros a chegar a Plum.
Lotus sorridentes,
Lili

Anônimo disse...

Qual o idioma falado lá em Plum Village? Inglês ou Francês?

Samuel Cavalcante disse...

obrigado lili!!!
thaddeeus,
aqui se fala principalmente o inglês...
mas depende de quando vc vier....no verão há muitos espanhóis e franceses então não há tanta necessidade de falar inglês...mas a maioria dos monges só fala inglês...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clínica Comportamental disse...

O que se deve levar? Estou indo no final de outubro e estou com medo de passar frio!

Clínica Comportamental disse...

O que se deve levar? Estou indo no final de outubro e estou com medo de passar frio!

Clínica Comportamental disse...

O que se deve levar? Estou indo no final de outubro e estou com medo de passar frio!

Samuel Cavalcante disse...

desculpe, agora que vi a sua postagem...outubro faz um frio ameno...no caso de vc não ter roupas quentes o suficente , os monges poderão arranjar alguma coisa pra vc...se vc já estiver lá, boa sorte!!!