segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A Ação Correta

A Ação Correta
Parcialmente retirado do
livro de Thich Nhat Hanh
"A Essência dos Ensinamentos de Buda"

Ação correta (samyak karmanta) siginifica Ação Correta do corpo. É a prática de entrar em contato com o amor e evitar prejuducar os outros, praticando a não-violência consigo mesmo e com as outras pessoas. A base da Ação Correta é agir sempre com atenção plena.

A Ação Correta está ligada a quatro treinamentos (o primeiro, o segundo, o terceiro e o quinto) dentro os Cinco Treinamentos da Plena Consciência (1). O primeiro versa sobre a reverência pela vida: "Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar a solidariedade e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais , plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não tolerar qualquer ato de matança no mundo, no meu pensamento e no meio modo de vida". Nós matamos todos os dias em função da forma pela qual comemos, bebemos e usamos a terra, o ar e a água. Achamos que não matamos, mas não é verdade. A Ação Correta nos ajuda a ter consciência disto, e a contribuir para o fim da matança, salvando vidas.

O Segundo Treinamento da Plena Consciência tem a ver com a generosidade: "Consciente do sofrimento causado pela exploração, pela injustiça social, pelo roubo e pela opressão, eu me comprometo a cultivar a gentileza amorosa e a aprender maneiras de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais plantas e minerais. Praticarei a generosidade, compartilhando meu tempo, minha energia e meus recursos materiais com aqueles que realmente precisam. Estou determinado a não roubar e a não me apossar de nada que pertença, porventura, a outros. Respeitarei a propriedade alheia, mas impedirei que outros lucrem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espécies sobre a terra". Este aprendizado nos ensina a não tocar no que é nosso e a não explorar os outros. Ele também nos incentiva a viver de forma a contribuir para a justiça e o bem-estar sociais. Temos que aprender a viver com simplicidade, enão tentarmos nos apossar de mais do que nos cabe. Quando empreendemos qualquer ato que remova a justiça social, esta é uma Ação Correta.


O Terceiro Treinamento da Plena Consciência lida com a responsabilidade sexual: "Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade e a aprender maneiras de proteger a integridade dos indivíduos, dos casais, das famílias e da sociedade. Estou determinado a não me engajar em relações sexuais sem amor e sem compromisso duradouro. Para preservar a minha felicidade e a dos outros, estou determinado a respeitar os meus compromissos e os compromissos dos outros. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e para impedir que casais e famílias sejam desfeitos pela má conduta sexual".

A solidão não pode ser aliviada pela junção de dois corpos, a menos que também haja boa comunicação, compreensão e bondade. A Plena Consciência Correta nos ajuda a proteger os outros e a nós mesmos, inclusive as crianças, de um sofrimento maior. O mau comportamento sexual gera enorme sofrimento. Para proteger a integridade das famílias e indivíduos, agiremos sempre de forma responsável e encorajaremos os outros a fazerem o mesmo. Com este aprendizado, protegeremos a nós, os que nos ceram e toda a espécie humana, inclusive as crianças. Quando a Plena Consciência Correta irradia a sua luz em nossa vida cotidiana, conseguimos manter esta prática de forma contínua.

A má conduta sexual já separou inúmeras famílias. Muito sofrimento é gerado por que as pessoas não praticam a responsabilidade sexual. Uma criança vítima de abuso sexual sofrerá por toda a sua vida. Aqueles que passaram por esta experiência podem se tornar bodhisattvas, ajudando a muitas crianças. Nossa mente amorosa pode transformar a nossa dor, tornando-nos capazes de compartilhar o que aprendemos com os outros. Esta é Ação Correta, que liberta tanto a nós quanto os que nos cercam. Quando tentamos ajudar os que estão ao nosso redor, ajudamos também a nós mesmos.


O Quinto Treinamento da Plena Consciência nos incentiva a comer, beber e consumir conscientemente. Ele está ligado às Quatro Nobres Verdades e a todos os elementos do Nobre Caminho Óctuplo, em especial à Ação Correta: "Consciente do sofrimento causado pelo consumo irresponsável, eu me comprometo a cultivar a boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação, a ingestão de líquidos e o consumo com plena consciência. Somente ingerirei ítens que preservem a paz, o bem estar e a alegria no meu corppo, na minha consciência e no corpo coletivo e na consciência da minha família e da minha sociedade. Estou determinado a não usar álcool, ou qualquer tóxico ou consumir alimentos ou outros ítens que contenham toxinas, como certos programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicar o meu corpo ou minha consciência com esses venenos é trair meus ancestrais, meus pais, minha sociedade e as gerações futuras. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a ira e a confusão que existem dentro de mim e na sociedade, mediante uma dieta para mim mesmo e para a sociedade. Entendo que uma dieta apropriada seja crucial para autotransformação e para a transformação da sociedade". Ação Correta significa fornecer ao corpo e à mente apenas nutrientes sadios e seguros. Ao comer e beber de modo consciente, evitamos tudo o que possa gerar toxinas, bem como álcool ou drogas, tanto em nível individual quanto familiar e social. Vamos consumir sempre com consciência, para que a vida se torne melhor para todos. Praticaremos o consumo consciente para proteger o nosso corpo e a nossa mente da ingestão de toxinas. Certos programas de televisão, livros, revistas e conversações têm o dom de introduzir a violência, o medo e o desespero em nossas consciências. Precisamos praticar o consumo consciente para proteger o corpo, a mente e também a família e a sociedade.

Quando nos propomos a não beber álcool, estamos nos protegendo, mas também estamos protegendo a família e a sociedade. Uma mulher de Londres me disse: "Venho bebendo dois copos de vinho por dia há mais de vinte anos e isso nunca me fez mal. Por que deveria abandonar esta hábito?". Eu respondi: "" É verdade que dois copos por dia não lhe fazem mal, mas como sabe que isso não prejudica os seus filhos? Você pode não ter o gene do alcoolismo, mas talvez um de seus filhos tenha. Se abandonar o vinho fará um favor não só a si mesma, mas aos seus filhos e à sociedade". Ela compreendeu, e na manhã seguinte recebeu formalmente os Cinco Treinamentos da Plena Consciência. Esse é o trabalho de um bodhisattva, fazer as coisas não por si mesmo, mas por todas as outras pessoas.

O ministério da Saúde francês aconselha as pessoas a não beber demais. Eles anunciam na televisão: "Um copo não faz mal, mas três copos são um convite para o desastre". Eles querem que as pessoas sejam moderadas ao beber. Mas se o primeiro copo não for bebido, não haverá o terceiro. Evitar o primeiro copo é a melhor proteção que existe, por que você protege a si mesmo e a todos nós ao mesmo tempo. Quando consumimos conscientemente, estamos protegendo nosso corpo e mente, bem o corpo e a mente da família e da sociedade. Sem o Quinto Treinamento da Plena Consciência, como poderemos melhorar a nossa sociedade? Quanto mais consumimos, mais sofreremos e mais faremos os outros sofrerem. O consumo consciente parece ser a única forma de sair desta situação, fazendo cessar a destruição de nossos corpos, nossas mentes, bem como o corpo e a mente sociais.

Observando com profundidade, enxergamos a natureza intercambiável dos Cinco Treinamentos da Plena Consciência e do Nobre Caminho Óctuplo. Usamos a Plena Consciência Correta para verificar se nossa comida, bebida e consumo estão de acordo com a Ação Correta. Também a Compreensão Correta quanto o Pensamento Correto e a Fala Correta precisam estar presentes para que possamos praticar o Quinto Treinamento da Plena Consciência. Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência são interpenetrados por todos os elementos do Nobre Caminho Óctuplo, em especial a Ação Correta.

A Ação Correta se baseia na Compreensão Correta, no Pensamento Correto e na Fala Correta e depende do Meio de Vida Correto. Aqueles que ganham o seu sustento fabricando armas, tirando a oportunidade dos outros viverem, destruindo o meio ambiente, explorando a natureza ou as pessoas, ou fabricando coisas que produzam toxinas, talvez ganhem muito dinheiro, mas etão praticando o meio de vida errôneo. Temos que estar conscientes para podermos evitar as ações incorretas. Se não tivermos a Compreensão Correta, o Pensamento Correto e não praticarmos a Fala Correta e o Meio de Vida Correta, mesmo se acharmos que estamoscaminhando em direção à paz e à iluminação, nosso esforço pode estar produzindo resultados não desejados.

U mestre experiente só precisa observar o praticante caminhando ou tocando um sino para saber quanto tempo está na prática do caminho. O mestre observa a Ação Correta do praticante e vê todas as outras etapas que estão contidas nela. Assim, se observarmos com atenção uma pessoa em relação a uma etapa do caminho, podemos avaliar a sua realização em relação às demais etapas.
Existem muitas coisas que podem ser feitas para se praticar a Ação Correta. Por exemplo, proteger vidas, praticar a generosidade, comportar-se de forma responsável e consumir conscientemente. A base da Ação Correta é a Plena Consciência Correta.

PS: Solidariedade = Compaixão (ver Nota do Tradutor)

voltar para http://interserblog.blogspot.com


Um comentário:

nirvana in gaia disse...

gostei muito do texto! parabéns pela escolha!!